ODONTOLOGIA HOSPITALAR PODE REDUZIR O TEMPO DE INTERNAÇÃO DOS PACIENTES COM PNEUMONIAS



A negligência de uma boa higienização, associada da utilização de medicamentos e fatores ambientais contribuem cronologicamente para a evolução do acúmulo de microrganismos na forma de biofilme.

Na ausência de um controle do biofilme, quanto maior o tempo, mais as bactérias tendem a se evoluir por proliferação e consequentemente a doença periodontal vai se instalando, permitindo o agravamento da doença inflamatória.

Muitas vezes focados no problema de saúde do paciente internado ou até mesmo a condição em que o mesmo se encontra, a realização da higiene bucal dos pacientes internados é muitas vezes negligenciada por parte dos acompanhantes e pela equipe de enfermagem.

A ausência de estratégias e protocolos para promoção de saúde bucal dos pacientes internados podem contribuir a instalação da doença periodontal. A presença do dentista especialista em odontologia hospitalar cada dia é mais necessária, evidenciando a importância execução de ações multidisciplinares com o paciente internado, baseadas nos estudos, pesquisas e relatos comprovados cientificamente.

O conjunto destes fatores citados acima, são discutidos e estudados com cautela e requer muita atenção, uma vez, que o agravamento das condições de saúde periodontal é nítido clinicamente após cinco dias e continuou perceptível após 10 dias de internação.

Dentre as doenças sistêmicas, as que acumulam mais evidências científicas da sua relação com as periodontais, são as doenças respiratórias. Vários estudos indicam que as doenças periodontais podem influenciar o curso das infecções respiratórias destacando-se as pneumonias.

Sabemos que há uma necessidade de um aprofundamento neste estudo, mas mesmo assim pode-se concluir então que, quanto mais tempo o biofilme estiver presente devido a negligência da higienização e consequentemente acumulando na cavidade oral, mais integração com as doenças respiratórias vão surgir e maior o tempo de internação do paciente.

O trabalho de promoção de saúde realizado pelo cirurgião dentista no ambiente hospitalar certamente vai garantir uma redução da mortalidade, da morbidade, do tempo e dos custos da internação, além de oferecer uma qualidade de vida e conforto ao paciente internado.

Por: Cristiano Santos Trindade




FONTE: Rev. Bras. Pesq. Saúde, Vitória, 16(2): 30-38, abr-jun, 2014

              Rev Bras Ter Intensiva. 2012; 24(4):357-361





Comentários

Postagens mais visitadas