A importância da análise da concorrência para o Cirurgião-Dentista

 



análise de concorrência para os dentistas permite criar estratégias e implementar mudanças que serão capazes de: Aumentar as vendas de sua empresa; Impulsionar o seu faturamento; Posicionar melhor a sua marca em um determinado mercado.

A análise de concorrência garante informações importantes para o seu negócio, possibilitando a tomada de decisão correta, além da criação de estratégias e implementação de mudanças capazes de melhorar as vendas e, consequentemente, o faturamento.

Conhecer os pontos fortes e fracos de seu concorrente  e ao mesmo tempo fazer o cruzamento desses indicadores analisados com os pontos fortes e fracos de sua empresa, certamente irá alterar o seu olhar estratégico de seu consultório ou clínica.

Por isso, antes de desenvolver um site ou até mesmo criar conteúdo para uma rede social, é preciso analisar como seu concorrente ou seus concorrentes diretos estão se posicionando. 

Ao analisar a concorrência, é muito importante verificar se ela tem o mesmo público-alvo que a sua empresa, pois se a segmentação de mercado for diferente, vocês não serão concorrentes diretos.

Uma outra forma de analisar os concorrentes, independente das redes digitais, é procurar entender como eles realizam o relacionamento com seus clientes e, além disso ter informações do ambiente, e se possível se informar até dos preços que estão sendo cobrados pelos serviços.

Digo isso, porque para o funil de vendas, é preciso conhecer muito bem o nosso concorrente em diversos aspectos, trabalhando dentro da legalidade, da honestidade e do respeito.

Conhecer as dificuldades, os resultados das estratégias de seus concorrentes podem trilhar as suas ações. Isso porque, sua empresa poderá focar no que é essencial, evitando cometer os mesmos erros que seu concorrente e tomar decisões mais assertivas nas estratégias futuras.

Os dentistas que conhecem a fundo seu mercado e seus concorrentes têm mais insumos para identificar tendências de mercado. Com isso, podem encontrar oportunidades de crescimento e desenvolvimento de serviços, além de aumentarem a previsibilidade das vendas.

A análise SWOT é uma metodologia clássica da administração, até mesmo por ser muito simples e versátil, já que verifica a posição estratégica de negócios dos mais variados tipos e tamanho. Apesar de sua simplicidade, essa ferramenta é capaz de realizar um diagnóstico completo da empresa, reduzindo, assim, os riscos no momento de dar um passo importante, como lançar um novo produto, explorar novos mercados ou, ainda, criar estratégias de marketing.

Isso quer dizer, que se o dentista conseguir identificar os pontos principais para sua diferenciação da concorrência, sua empresa pode se tornar mais competitiva.


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