IBGE : 45,51% dos jovens estão desempregados!




Resultado de imagem para DIPLOMA de desempregado



Bem pessoal venho falar de uma pesquisa do IBGE que cita a dificuldade do recém-formado em ter o seu primeiro emprego.

Como exigir experiência de quem não tem? E porque oferecer uma remuneração tão pouca, desvalorizando nosso colega?

Segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia, o desemprego afeta principalmente os jovens no país.

De acordo com o estudo, 54,49% (607) dos entrevistados estão trabalhando, enquanto 45,51% estão parados. Contudo, da taxa dos empregados, apenas 25,49% conseguiram entrar na área de sua formação em menos de três meses. Porém, 21,27% não tiveram o mesmo destino.

De fato, o levantamento retrata essa questão. Do total, 58,8% disseram não receber um “sim” na entrevista, porque não tinham a vivência necessária no campo de atuação.
Quem tem acompanhado as redes sociais no cenário Odontológico, tem observado diversos relatos e postagens diariamente citando a dificuldade de inserção do recém-formado em Odontologia.

Sera que isso acontece, simplesmente, porque o estudante de odontologia não aprende, na faculdade, ferramentas de gestão para administrar e trilhar sua carreira profissional?

Insegurança, ansiedade, angústia, depressão, dificuldade da inserção no mercado de trabalho, dúvidas no primeiro currículo e procrastinação são algumas condições que limitam o recém-formado no início da sua jornada Odontológica.

Além disso, os empregadores exigem dos recém-formados em Odontologia uma experiência, que é inexistente no momento, acrescida de uma remuneração irrisória que dificulta ainda mais a relação empregatícia, causando muita frustração e indignação.

Em contra partida os empregadores alegam que há uma minoria de recém-formados em Odontologia que concluem a graduação  com grande conteúdo, capaz de iniciar e desempenhar bom trabalhos. Contudo, infelizmente, a maioria deles não conseguem ser aprovados numa entrevista por diversos motivos como a falta de domínio básico em técnicas fundamentais para a Odontologia, associados da insegurança e da ansiedade.

Muitos colegas nossos, recém-formados, após anos de dedicação na graduação e por não conseguirem aberturas no mercado de trabalho, estão usando de meios alternativos de sobrevivência. Isto merece uma atenção especial.

É necessário que o recém-formado se oriente e busque um norte, uma consultoria, caso esteja passando por essa situação.

Reverta o jogo e saia desta estatística negativa da pesquisa do IBGE.




                             por: Cristiano Trindade
                 Consultor para recém-formados
Ortodontista, Esp PNE, Esp Súde da família. MBA em Gestão de Pessoas e Negócios








Comentários

Postagens mais visitadas