Publicidade inclusiva ou atendimento especializado?






Na reflexão de hoje, me deparo com a leitura de um livro: Mindset, A Nova Psicologia do Sucesso (Carol S. Dweck) e veio um questionamento abordando: seguidores ou clientes? O poder de um “post”.

Como especialista em pessoas com deficiência isso serve de alarme para a classe odontológica na divulgação de um post em redes sociais oferecendo apenas uma publicidade inclusiva com belas fotos de banco de imagens, visando curtidas e visibilidade, ou estamos exercendo o atendimento real com foco no paciente e na qualidade do seu tratamento?

É natural e aceitável que nós odontólogos, sejamos condecorados pelo nosso mérito e necessitamos de um reconhecimento profissional, hoje muito propagado pela mídia digital através de nossos trabalhos realizados, depoimentos de clientes e informações compartilhadas.

Entretanto, quando isso acontece de forma desenfreada, apenas pensando como um veículo de captar pacientes, isso pode acabar sendo identificado como um dos pecados da humanidade, a vaidade. É muito comum hoje o profissional se perder através dessas “realizações sociais”, e esquecer da real necessidade em se aperfeiçoar e adquirir conhecimentos, antes de oferecer os serviços aos pacientes/clientes. Nesta situação, o tratamento proposto com qualidade e o respeito, podem acabar deixando de ser o foco principal.

Atualmente uma relativa importância pelas curtidas e comentários do público-alvo, tem sinônimo de sucesso para muitos profissionais, mas na realidade trata-se de um pseudo - sucesso, apenas alimentando o ego. O resultado do alcance das imagens e status divulgados em mídias sociais, sem coerência, apenas visando a captação de seguidores a qualquer preço, fazem muitos colegas confundirem a importância do real sentido da responsabilidade e respeito com o paciente/cliente.

Existem muitos profissionais diferenciados, indicados por clientes e respeitados por colegas, mediante a execução de um trabalho respeitoso,eficaz, baseado em conhecimentos adquiridos, cursos realizados e em evidências científicas, que também usam suas redes sociais com seriedade visando a real utilização desta ferramenta como canal de informação, capitação de clientes com vínculo e consequentemente o reconhecimento profissional justo e merecido.

A reflexão em questão é exatamente sobre o que é ofertado na mídia social. Enquanto alguns dentistas sem domínio de técnica,apenas visando contabilizar seus seguidores, munidos de uma grande rede de imagens e um marketing digital excelente, fazem sua tentativa de captação volátil a qualquer preço, os grandes profissionais, sabiamente, dotados de excelente qualidade, de um excelente nível técnico, também disponibilizando do acervo da mídia digital, estabelecem vínculos, laços e profissionalismo enobrecendo sua carreira profissional.

Então fica a dúvida: os colegas estão em busca de seguidores ou de clientes?

Vale a pena refletir, pois há quem diga que o sucesso de poucos é o fracasso de muitos. O sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. As habilidades podem mudar e se alterar ao longo da vida por meio de muito trabalho, boas estratégias, foco e dedicação e sequencialmente ocorre o processo de transformação chamado de crescimento.

            Se você é alguém quando você tem sucesso, o que você é quando fracassa?

por, Cristiano Trindade / abril 2019


Comentários

Postagens mais visitadas