Mesmo após o veto da PLC 34/2013, a Odontologia Hospitalar permanece ganhando destaque e comprovando sua importância





A obrigatoriedade da assistência odontológica aos pacientes internados em hospitais públicos e privados vem sendo alvo de inúmeros debates.Mesmo com a reprovação do  Projeto de Lei da Câmara (PLC) 34/2013, a Odontologia segue forte na busca do fortalecimento e da comprovação científica da necessidade inserção da Odontologia Hospitalar.


A odontologia hospitalar pode ser definida como o conjunto de ações preventivas, diagnósticas, terapêuticas e paliativas em saúde bucal, executadas em ambiente hospitalar em consonância com a missão do hospital e inseridas no contexto de atuação da equipe multidisciplinar. Seu principal foco é o atendimento em saúde bucal ao paciente em nível terciário.

A Odontologia integrada ao hospital permite melhor desempenho no compromisso de assistência ao paciente e expandiu o atendimento de saúde bucal à população. 

Hospitais brasileiros realizaram estudos que demonstraram a redução de 5 dias de internação após a inclusão do cirurgião-dentista na equipe multiprofissional no transplante de medula óssea. 

Reduziu em 50% a necessidade de morfina para controle da dor e apresentou duas vezes menos necessidade de alimentação parenteral. Além disso, diminui o risco de mucosite oral , uma complicação frequentemente observada em pacientes oncológicos.

A inserção da Odontologia nas unidades de tratamento intensivo é necessária. São inúmeros os benefícios como:
  • redução de tempo de internação
  • diminuição do gasto com antibióticos de alto custo e prescrição de medicamentos
  • diagnóstico precoce de doenças graves
  • queda na indicação de nutrição parenteral com o paciente
  • melhora da qualidade de vida do paciente e redução dos custos de internação
Não podemos ver o paciente apenas como uma cavidade oral com dentes, mas, principalmente, como uma pessoa que tem total interação entre seus sistemas biológicos, por isso o tratamento deve ser multiprofissional. A cavidade oral faz parte desta “máquina” altamente complexa. A pessoa quando está no ambiente hospitalar necessita de profissionais com esta visão e, sobretudo, com conhecimento científico para proporcionar uma qualidade de vida neste momento tão delicado.

por, Cristiano Trindade abril/2019

Comentários

Postagens mais visitadas