BRASIL REDUZ O HÁBITO DE FUMAR EM 40% E MANTÉM TENDÊNCIA DE QUEDA; SEGUNDO O MINISTÉRIO DA SAÚDE.









                

#notobacco

DIA 31 DE MAIO: DIA MUNDIAL SEM TABACO


O vício do cigarro possui uma substância derivada da nicotina, denominada cotinina, que diminui a vascularização e o aporte sanguíneo à gengiva, ao osso que circunda os dentes e à mucosa oral.

O Ministério da Saúde e  a Odontologia  constantemente, através de campanhas e pesquisas, alertam a população, promovendo ações específicas com estratégias fundamentais com o objetivo de reduzir o índice de tabagismo no país.

O resultado é a instalação silenciosa de uma doença periodontal sem sintomas exagerados, mas que progride rapidamente até a perda do dente.

Além disso, o tabagismo aumenta em até oito vezes a chance de um indivíduo ter câncer na cavidade oral em comparação com um indivíduo que não fuma, além das demais complicações associadas a diversas doenças cardíacas e crônicas.

A estimativa de novos casos de câncer de boca para 2018, segundo o INCA, é de 14,7 mil, sendo 11,2 mil homens e 3,5 mil mulheres. Estudos da área também mostram que a incidência deste tipo de câncer é maior nos homens acima de 40 anos.

por, Cristiano Santos Trindade

Comentários

Postagens mais visitadas