Saúde Pública: Visita Domiciliar pelo Dentista e Odontologia Hospitalar, o desafio da ação integral.






A visita domiciliar é caracterizada por um conjunto de ações e serviços de promoção à saúde,
prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados, além de ser integrada às redes de atenção à saúde.

Esta atividade se caracteriza pela visita das equipes de saúde da família e de saúde bucal ao domicílio dos usuários assistidos, com o objetivo de reconhecer o ambiente familiar diagnosticando os nós críticos pertinentes à realidade das famílias, para que, posteriormente, possa servir de subsídios para um adequado planejamento de ações em saúde, além de recuperar os indivíduos necessitados.

Durante a abordagem em domicílio, é possível diagnosticar a situação dos indivíduos que necessitam de uma atenção especial e desempenhar atividades específicas.

É fundamental o Odontólogo identificar os pacientes especiais e acamados e solicitar através da  rede da comunicação interna de sua unidade de  saúde da família o prontuário do paciente em questão.

Este prontuário irá conter a situação do quadro de saúde geral do paciente e servirá como contribuinte para planejamento das ações direcionadas com efetividade ao paciente domiciliar.

É de grande relevância o profissional ter ciência de importância da execução de ações odontológicas visando prevenção, orientação e controle de infecções possíveis detectados no exame clínico na residência do paciente.

Certamente este paciente está acamado por algum motivo que limita a execução de atividades de vida diária, sendo dependentes ou semi dependentes de alguém para auxiliá-los.Por isso esses auxiliares devem estar presentes durante as visitas e orientados.

  • controle mecânico e orientações  do biofilme bucal e doença periodontal
  • orientações sobre higienização, diagnósticos de dentes perdidos com necessidades de exodontias, 
  • controle do ambiente bucal com restaurações atraumáticas,(ART),
  • higienização, orientação  e avaliação das próteses removíveis e mucosas
  • avaliação de possíveis dentes com endodontia 
A cavidade bucal isenta de focos de infecção, contribui para uma qualidade de vida ao paciente acamado, reduzindo os riscos que a associação dos microrganismos da cavidade bucal com a doença existente em caso de internações hospitalares podem causar e consequentemente  paciente terá o tempo de sua internação reduzido.

Infelizmente esta realidade não é  presente na rotina dos dentistas de saúde da família. A dificuldade dos profissionais em  executar a visita domiciliar com frequência, criando uma rotina e também devido ao  excesso da demanda  das atividades clínicas associadas ao não compromisso do familiar,  ou responsável pela higienização bucal do paciente com limitações, conjuntamente dificultam a utilização desta grande ferramenta que é a visita domiciliar pelo odontólogo.

A integralidade, oferecendo atendimento ao usuário dentro dos três níveis de atenção e a universalidade, inserindo o usuário incapacitado de se locomover à unidade de saúde para
atendimento seria de grande relevância para a odontologia hospitalar.

Por, Cristiano Trindade.











Comentários

Postagens mais visitadas