ESTRESSE E SUA INFLUÊNCIA NA SAÚDE BUCAL




Resultado de imagem para estresse

Este excelente artigo da UNINORTE - ACRE  aborda a influência do estresse e as alterações encontradas  na saúde bucal.

O estresse, seja ele de natureza física, psicológica ou social, é composto de um conjunto de reações fisiológicas que se exageradas em intensidade ou duração podem levar a um desequilíbrio no organismo, podendo se manifestar sobretudo na cavidade oral.
O enfrentamento do estresse é uma tarefa constante ao homem moderno, atrelado às situações desfavoráveis do cotidiano e dependente da suscetibilidade do indivíduo. 
O estresse emocional é referenciado como um importante fator no desequilíbrio e possíveis agravos causando das alterações na saúde bucal.
Os achados clínicos mais encontrados na cavidade oral,associados ao estresse, apresentados neste neste artigo foram:

ü  Doença periodontal
ü  Disfunção temporomandibular
ü  Herpes simples
ü  Líquen Plano
ü  Língua geográfica
ü  Ulcerações aftosas

üSíndrome da ardência bucal 

                 
O cirurgião dentista, deve despertar seu olhar criteriosamente para a realidade holística do ser humano, orientando o paciente para uma auto-avaliação.É importante orientar o paciente durante o diagnóstico e sobre a etiologia da lesão ou alteração bucal encontrada.É necessário uma anamnese detalhada, que deve ser realizada ouvindo as queixas do paciente, fazendo a diferença neste momento do tratamento e no planejamento necessário.clique aqui e leia o artigo na íntegra!

fonte: DêCiência em Foco. ISSN: 2526-5946. 2018; 2(1): 78-102




Comentários

Postagens mais visitadas