DESENVOLVIMENTO DE DOIS GÉIS PARA A MUCOSA BUCAL DE PACIENTES INTERNADOS SOB VENTILAÇÃO MECÂNICA.



Resultado de imagem para aparelho de intubação

Excelente tese de mestrado,DESENVOLVIMENTO DE DOIS GÉIS PARA A MUCOSA BUCAL DE PACIENTES INTERNADOS SOB VENTILAÇÃO MECÂNICA, defendida com louvor pela Dra Camila Thomaz dos Santos, vem enfatizar a importância da intervenção da odontologia em pacientes internados.

As infecções hospitalares são adquiridas durante a hospitalização, devendo  haver a participação da equipe interdisciplinar, com a presença de diversos profissionais, incluindo o Odontólogo, durante o processo do tratamento ou reabilitação do paciente.

Pacientes que fazem uso de ventilação mecânica por intubação orotraqueal, além de necessitarem de ajuda no controle do biofilme bucal, apresentam redução do fluxo salivar  o que gera ressecamento intenso da mucosa e consequentemente  o surgimento de lesões traumáticas e fissuras.

Na tentativa de proporcionar conforto ao paciente, alguns produtos  compostos por glicerina, sorbitol e/ou  xilitol, são utilizados mas infelizmente não  apresentam propriedade hidratante suficiente para a mucosa bucal dos pacientes intubados

Um agente umectante muito utilizado para hidratação e regeneração labial é o D-pantenol,porém raramente é citado na literatura em formulações para mucosa bucal.

Existem  produtos excelentes para esse controle do biofilme, mas  apresentam valores de compra inviáveis aos hospitais, que precisam destes produtos para todos os pacientes internados, principalmente em UTI.

O objetivo deste trabalho incrível é desenvolver dois géis com atividade antimicrobiana (um gel com digluconato de clorexidina 0,12% e um gel de Triclosan 0,03%) associado a um hidratante (Dpantenol), para serem aplicados na mucosa bucal de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva.

Comentários

Postagens mais visitadas