ANSIEDADE, ANGÚSTIA, DEPRESSÃO, MEU PRIMEIRO CURRÍCULO, MERCADO PROFISSIONAL, INSEGURANÇA E PROCRASTINAÇÃO: 07 PROBLEMÁTICAS QUE DIFICULTAM A FORMATAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO RECÉM - FORMADO EM ODONTOLOGIA


Resultado de imagem para ansiedade

Motivados pela conquista de mais uma etapa, após as festividades da formatura, o Odontólogo recém formado se depara com o início de sua vida profissional.

Estes jovens promissores encontram-se envolvidos, por um mix de sentimentos. Uma grande maioria tem perdido o sono, mostrando muita dificuldade em ter sua inserção no novo cenário, devido ao surgimento de  questionamentos, dúvidas, medos e indecisões. Ao mesmo tempo, eles se sentem pressionados pela necessidade de fazer escolhas importantes.

Esta fase merece uma atenção especial, pois é nela que se inicia o estabelecimento de uma relação harmoniosa ou conflitante entre satisfação pessoal e carreira profissional.

Imagine, se você  recém formado, tivesse a oportunidade de trilhar um caminho profissional tendo a chance de  ser assessorado, podendo escolher uma carreira mais assertiva? Na minha época, há exatos 19 anos atrás isto era inviável, e o percurso que tínhamos que fazer era ir pelo famoso método erro, acerto e tentativa. Obviamente, se eu pudesse no meu passado ter tido a opção de ser orientado, na tomada de  minhas decisões, eu faria essa escolha e muita coisa poderia ter sido diferente

Os 7 desafios a serem superados pelo recém formado em odontologia são: a insegurança, ansiedade, angústia, depressão, mercado de trabalho, primeiro currículo e procrastinação.

Esse modelo de tensão emocional, vivenciado na sua nova rotina mostra que o recém formado tem  necessidade de um norteamento de suas escolhas. Observa-se que há uma grande maioria de jovens que não têm a mínima idéia de como tomar suas decisões e quais as consequências são causadas pela falta de orientação.Interferir e modificar a trajetória da carreira profissional de um jovem iniciante, depende de suas escolhas assertivas.

Comentários

Postagens mais visitadas