RECÉM-FORMADO EM ODONTOLOGIA E A CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL





Resultado de imagem para identidade profissional

Olá Pessoal, sou o Cristiano Trindade e hoje venho aqui no blog alertar para você recém -formado em odontologia, sobre a importância sobre formatar a sua identidade profissional.

Se você quer ser um profissional reconhecido por sua identidade profissional, leia esta matéria.

Para quem não sabe o que é identidade profissional, imagine que ela é apenas a o reflexo de suas metas pré estabelecidas através de suas escolhas e ações, antes de inciar a sua carreira profissional.

Coma minha experiência de 19 anos eu listei 8 itens importantes, que devem se levados em consideração a partir de agora.

Para desenvolver a sua identidade profissional, precisamos pensar que o  dentista passa por muitas dificuldades no início de sua profissão.

Como o mercado de trabalho é um cenário novo para o recém- formado, muitas expectativas são geradas, inseguranças, dúvidas, vontade de iniciar o primeiro emprego e adquirir sua independência financeira imediata, sãos contribuintes para que o jovem dentista ignore sua identidade profissional e consequentemente entre despreparado no mercado odontológico.

Tudo isto está associado a ansiedade gigante que cerca o recém - formado após as festas de formatura.

Apressadamente o recém - formado quer iniciar seu trabalho antes de criar sua identidade profissional. Entretanto, antes de trabalhar,  é importante ele pensar pensar quem ele é, os princípios e valores que ele tem e onde ele quer chegar.

Com a minha experiência profissional, eu vi muitos jovens ansiosos batendo cabeça por muito tempo no seu caminho profissional.

Presenciei recém - formados passando por vários empregos em um pequeno período de tempo, vi também profissionais que por muito tempo não conseguiram se empregar e cheguei a ajudar jovens colegas no início de sua profissão a como evitar problemas judiciais.

Então é importante controlar a ansiedade e trabalhar na sua identidade profissional antes de uma entrevista ou antes de entregar um currículo.

É fundamental o recém -formado ter em mente a diferença entre valor e preço.

Valor é o que o recém-formado agregou durante a universidade e isto tende a aumentar a medida que  cursos, títulos e experiências durante sua vida profissional são adquiridos

Preço é uma forma monetária de recompensa pelo seu valor.

Você deve estar se perguntando qual valor eu como recém - formado tenho a oferecer?  Que experiência um jovem dentista tem?

O valor profissional de um recém-formado está baseado em sua identidade profissional.

Ser ético, disciplinado, responsável pela tomada de decisões, ser bom observador, um ouvinte atento, pro ativo e prestativo contribuem muito para valorizar o recém -formado.

Então pense no seu valor, se transforme e aprenda a trabalhar na construção de sua identidade profissional.

Outro fator importante é saber trabalhar a reciprocidade. Antes de começar a trabalhar o recém - formado deve pensar a importância da construção de um network.

Uma boa relação entre você e seu empregador é fundamental para que esta rede  funcione bem .

Lembre da palavra indicação. Ser indicado por alguém é muito comum no vocabulário no mercado odontológico e isto está relacionado a sua carreira odontológica rumo ao sucesso.

Tanto o paciente super satisfeito com o tratamento dentário quanto o empregador pode indicar você. Isto é a recompensa de seu trabalho. Isto é um feedback positivo.

Nada melhor do que quando você trocar de emprego, seu novo empregador tiver uma carta de boas referências ao seu respeito. Então pense o emprego de hoje é pode ser a chave de abertura para  para competir a uma futura vaga amanhã.

Baseado nisto, construa sua rede de gratidão com reciprocidade.

Bem vamos falar agora do da responsabilidade legal do recém -formado em suas escolhas.

Ser responsável legal  é estar ciente de que existe uma autoridade ética a ser respeitada antes de exercer a profissão.

Sugiro a leitura do código de ética odontológico e se informar em caso de dúvidas, com algum profissional experiente antes de iniciar o trabalho.

Conversar também com um contador ou advogado trabalhista antes de iniciar sua profissão é muito válido para saber quais os sistemas organizacionais de trabalho são direcionados a odontologia

Citarei dois itens,  que estão totalmente interligados, e que devem estar associados aos 6 descritos anteriormente. Trata-se de sua marca e suas escolhas.Você deve perceber que sua identidade profissional é a sua marca de forma organizada, e sua marca depende da sua conscientização em absorver o conteúdo de todos os itens que foram listados a partir de hoje e tomar suas decisões.

É a sua marca bem definida que você vai oferecer ao mercado de trabalho e também  é ela que vai te nortear no início de sua profissão.

Vou  listar você aqui  dos 8 itens para relembrar : as dificuldades iniciais encontradas no início da profissão, a importância do controle da ansiedade, a construção de seu valor como recém – formado, os reflexos da reciprocidade, como estabelecer um network, se informar da responsabilidade legal, criar sua marca e fazer as escolhas orientadas.

Mantenha a calma, leia este texto  com atenção e escolha bem como você irá administrar sua atividade profissional na busca de um caminho de sucesso.

Grande abraço e fique atento a próxima postagem.

Cristiano Trindade.

Comentários

Postagens mais visitadas