COMUNICAÇÃO CLARA E TRANSPARENTE: COVID-19


Coronavírus


Covid-19: Hoje, 23 de março de 2020, já são mais de 16 mil mortos no mundo e o Brasil encontra-se no 17º lugar no ranking.

Como blogueiro , é meu dever é fazer com que um conteúdo coeso e real, contendo  o máximo de informações verídicas possíveis, sobre a atual pandemia que estamos passando, chegue até você. 

Por muito tempo fomos platéia de catástrofes em diversos países  e sempre pensamos assim: Graças a Deus, no Brasil não temos nada disso. 

Agora a COVID  - 19 é um problema mundial e estamos envolvidos nesta situação. 

Precisamos nos inteirar mais um pouco  do que é esta doença, antes de compartilharmos qualquer "postagem" recebida. 

De forma reduzida tento informar um pouco sobre a COVID-19 aqui no blog, com um vocabulário acessível . Peço a todos os leitores a gentileza de divulgar ao máximo essa informação, que é baseada em pesquisas e evidências, caso vocês percebam que esta postagem presente pode ser útil.

Então vamos lá ...

Quem é o coronavírus? É um grupo de vírus da subfamília Orthocoronavirinae, da família Coronavirinae, e da ordem Nidovirales.

O coronavírus tem essa denominação, por ter o seu aspecto, na microscopia eletrônica, parecendo uma Coroa Solar.


Resultado de imagem para coroa solar
Hoje, a COVID-19 é a infecção grave por corona que no mundo e tem infectado em grande escala todos os continentes  e por isso, foi declarada como uma pandemia.

Devemos saber que existem também 5 cepas circulando entre os humanos. Delas, 4 cepas 229E, NL63, OC43 e HKU  causam infecções leves como o resfriado comum e a quinta cepa  chamada  SARS-COV-2 (coronavírus) é a cepa causadora do COVID-19.
Para dados comparativos e históricos,  precisamos nos atualizar que ainda neste século, tivemos duas epidemias com alta taxa de mortalidade, a SARS – CoV, na Ásia, em 2002, apresentou 8089 casos (relatados à OMS), com letalidade de 11%. E a MERS – CoV, na Península Arábica, em 2012, com 2494 (relatados à OMS), com letalidade de 32%.

É importante endossar também que até o momento, as infecções pelo coronavírus são 80% das vezes ASSINTOMÁTICAS ou LEVES. Apenas 15% se desenvolvem com sintomas mais intensos, necessitando do aporte de oxigênio. Os 5% restantes é que evoluem para quadros mais graves e severos, precisando de ventilação mecânica.
São pacientes mais susceptíveis à infecção pelo coronavírus e mais propensas ao desenvolvimento de quadros graves: os idosos  acima de 60 anos – porém,  a taxa de mortalidade é crescente ou seja, ela tende a ser maior nas faixas etárias de 70 a 79 anos (8%) e acima de 80 anos (15%). O grupo de risco também é integrado por cardiopatas; diabéticos; portadores de doenças pulmonares;tabagistas; usuários de corticoides ou outras drogas imunossupressoras; doentes renais crônicos; crianças menores de 6 anos, gestantes e puérperas até 40 dias do parto.
Segundo a OMS, para infecções leves o tempo de recuperação médio é de 2 semanas, e para infecções mais graves, cerca de 3 a 6 semanas.
Após os índices atuais avaliados em todo o território nacional, de maneira preventiva o Brasil fecha fronteiras com países vizinhos. Fechar fronteiras, é uma nomenclatura utilizada para afunilar a entrada  ou saída de possíveis pessoas assintomáticas, que poderiam ser transmissores do vírus, assim como a quarentena e o isolamento social ( famoso ficar em casa).

As medidas preventivas indicadas para conter o avanço  do coronavírus estão são sendo bem divulgadas, mesmo assim vale o reforço: lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos; cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar com lenço de papel (descartando depois) ou oferecendo barreira com o antebraço (NUNCA com as mãos!); evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos, antes de lavá-las; usar álcool em gel 70% nas mãos e na desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência; não compartilhar objetos de uso pessoal; isolamento respiratório domiciliar e social: indivíduos sintomáticos não devem sair de casa por 15 dias, evitando locais e eventos com aglomerações; pacientes retornando de viagens no exterior, devem cumprir isolamento de 14 dias; manter distância de ao menos um metro, dentre uma pessoa e outra.
Ainda não exite vacina, precisamos estar atentos as informações desencontradas, e brevemente os pesquisadores e cientistas de todo o mundo vão descobrir como combater o vírus.
Outros países, como Itália e Espanha ignoraram as regras e informações divulgadas e daqui do Brasil estamos assistindo tristemente o caos que eles estão vivendo.Vamos observar e tomar as medidas preventivas necessárias, para evitar de sofrer aqui no Brasil estas tristes experiências reais em na Europa.
É importante ressaltar que os idosos aqui  no Brasil também devem se vacinar contra a INFLUENZA.  A vacina contra o H1N1 foi antecipada e encontra-se disponível em todo  o país. Sugiro que cada leitor desta "postagem" busque saber de forma sábia como será a vacinação em sua cidade. Evite aglomerações, se programe, uma vez que as medidas preventivas devem continuar sendo realizadas.
Vamos trabalhar a nossa mente, exercitar em casa, interagir com nossos familiares isolados juntos de nós e pensar com Fé e positivamente, pois somos o povo Brasileiro, a nação conhecida por ser a mais POSITIVA  E  OTIMISTA do mundo.
O mundo globalizado encontra-se unido no combate preventivo a COVID -19, juntos podemos minimizar uma maior a disseminação da doença e consequentemente  reduzir todos os impactos em todos os setores. VAMOS FAZER A NOSSA PARTE!

DEUS NOS PROTEJA!

Por, Cristiano Trindade

Comentários

Postagens mais visitadas