ASSOCIAÇÃO ENTRE DOENÇAS PERIODONTAIS E DOENÇAS SISTÊMICAS CRÔNICAS - REVISÃO DE LITERATURA




A presença do especialista em odontologia hospitalar no ambiente, implica a importância do atendimento odontológico e contribui para a recuperação dos pacientes hospitalizados comprometidos sistemicamente.

Através do possível diagnóstico e constatação da associação da doença periodontal com as doenças sistêmicas, devido a presença de mecanismos inflamatórios e imunológicos semelhantes e em sinergismo entre ambas as doenças, um planejamento estratégico e multiprofissional é desenvolvido.

É fundamental a qualificação profissional para que ele possa se ater às recentes descobertas para promover tratamento periodontal na prevenção do desenvolvimento das doenças sistêmicas, bem como na manutenção da saúde sistêmica de pacientes já portadores de doenças sistêmicas crônicas.

A doença periodontal avançada é considerada uma infecção crônica que potencialmente pode provocar sepse grave durante períodos de neutropenia. A presença no sangue de patógenos originários da cavidade oral ou do sulco gengival tem sido correlacionada a sepse grave em pacientes crônicos, sistematicamente comprometidos.

Para saber mais leia esse excelente artigo que, através de uma revisão de literatura, evidencia a associação da doença periodontal com pacientes sistematicamente comprometidos:  clique aqui

por, Cristiano  Trindade

Comentários

  1. Infelizmente os pacientes não visitam regularmente o Cirurgião Dentista e não se trata de falta de orientação, culturalmente não é feito tratamento de prevenção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas