Esclerose múltipla e suas intervenções odontológicas.


Resultado de imagem para destruição de um  celula neurônio

A esclerose múltipla (EM) é doença crônica, de caráter inflamatório e degenerativo, que acomete preferencialmente adultos jovens. A saúde e o bem estar desses indivíduos podem sofrer forte impacto pela doença e/ou efeitos colaterais de medicamentos, com interferência significativa na qualidade de vida (QV) de seus portadores. O conceito de QV refere-se a indicadores objetivos e subjetivos de felicidade e de satisfação. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a QV é definida como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto cultural e no sistema de valores em que ele vive e em relação a seus objetivos, expectativas, preocupações e desejos

Do ponto de vista patológico, ela é descrita como uma inflamação imunomediada e desmielinizante do Sistema Nervoso Central, caracterizada por repetidos episódios de destruição da mielina, o que, consequentemente, determina vários tipos de perdas neurológicas que se refletem em incapacidades físicas.

Sabe-se que a doença é uma condição que pode levar ao aparecimento de sintomas diversos. Alguns deles, inicialmente, manifestam-se no complexo orofacial, como parestesias de lábios, dormências, neuralgia de trigêmeo entre outras.

É possível que alguns casos apresentem uma dificuldade na realização de uma higienização adequada pela limitação motora. Além disso as drogas  que podem ser usadas no tratamento da doença, podem pertencer a diversas categorias, como imunossupressores, antidepressivos, anticonvulsivantes e relaxantes musculares, substâncias cujo papel na etiologia de ocorrência de alterações orais já é bem estabelecido, como, por exemplo, alterações no paladar e na taxa de produção ou secreção de saliva ( xerostomia).

Na prevenção das complicações causadas pela xerostomia é importante realizar consultas frequentes ao dentista para que possa ser realizado o diagnóstico precoce de possíveis complicações e intervenções planejadas sejam executadas. Devem ser realizados exames auxiliares de diagnóstico como radiografias tipo bitewings e panorâmicas.

Utilização de uma saliva artificial, aplicação de flúor trimestralmente, controle de placa bacteriana, aplicação de toxina botulínica em pacientes com cefaléia associada a Disfunção da ATM  e laserterapia de baixa intensidade  para parestesia/reparação tecidual e dormências labiais são alternativas de tratamentos complementares para melhorar a qualidade de vida destes paciente

É fundamental  o paciente e o familiar/ responsável ter acesso as essas informações e procurar um profissional que irá  orientar e esclarecer  as dúvidas ou questionamentos com proficiência e excelência no assunto.

Como especialista em Pacientes com Necessidades Especiais,eu, Dr Cristiano Trindade, autor deste post,  posso contribuir para os pacientes com esclerose múltipla, basta entrar em contato pelo e mail cadastrado no blog.

A esclerose múltipla é doença crônica que pode causar repercussões importantes na vida dos pacientes e a importância do acompanhamento do  Cirurgião – Dentista Junto a equipe multiprofissional é de grande relevância e contribuição para o conforto e controle do quadro de saúde geral do portador desta patologia.

 por, Cristiano  Trindade.



Clique aqui e veja a matéria.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas