ANVISA: A FALTA DE BIOSSEGURANÇA NA ODONTOLOGIA.




Resultado de imagem para biossegurança na odontologia




A ausência de fiscalização e monitoramento das ações de controle da esterilização e desinfeção, atendimentos clínicos em grande escala, crise financeira, auxiliar de saúde bucal não capacitada ou sem tempo para execução de serviços, ausência de insumos necessários, entre outros, são motivos suficientes para comprometer a biossegurança, contribuindo para o aumento da contaminação cruzada  no ambiente odontológico.

Cabe ao responsável técnico ou cirurgião - dentista  avaliar como estão sendo realizadas  as ações para o controle da biossegurança.


Durante a atividade diária de um consultório ou clínica odontológica, é fundamental a conscientização dos riscos de contaminação durante a assistência clínica.

O ambiente encontra-se contaminado, por microrganismos decorrentes dos procedimentos executados e também tendo como hospedeiro e veículo de transporte, de vírus, bactérias entre outros, o ser humano.

A biossegurança na odontologia serve para neutralizar possíveis contaminações do profissional ou do paciente, através do conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos.

Quando a transmissão dos microrganismos ocorre entre pacientes, entre pacientes e a equipe de trabalho e entre a equipe de trabalho dentro de um ambiente clínico, o processo é denominado infecção ou contaminação cruzada

As evidências científicas preconizam que todos os pacientes devem ser considerados potencialmente infectantes pelo fato de não poderem ser identificados, mesmo com um bom levantamento da história médica e a realização de criterioso exame físico e de testes laboratoriais, sendo assim todo paciente deve ser atendido como se fosse portador de uma doença contagiosa.

A maior concentração de microrganismos na Clínica/Consultório Odontológico encontra-se na boca do paciente. Quanto maior a manipulação de sangue, visível ou não, maior é a sua chance de contrair doença infecciosa. Ao utilizarmos instrumentos rotatórios, jatos de ar, ar/água, ar/água/bicarbonato e ultra-som, a contaminação gerada em até 1,5 m de distância é muito grande.

O Contato direto com lesões infectadas, sangue ou saliva; a transmissão indireta através de instrumentos e equipamentos contaminados; inalação ou absorção dos microrganismos veiculados através do ar, em decorrência da produção de aerossóis contaminados de sangue e saliva infectados pela tosse, espirro e fala ou perdigotos de secreções nasofaríngea, contato com luvas contaminadas durante o procedimento em superfícies sem barreiras de proteção entre outros, são formas de disseminação de microrganismos.

As medidas de prevenção devem ser realizadas em conjunto, com o objetivo de minimizar a disseminação de microrganismos.

A lavagem de mãos de maneira correta, associada da utilização de antissépticos eficientes é potencialmente fundamental na biossegurança. O papel das mãos na transmissão de microrganismos por contato é baseado na capacidade da pele de abrigá-los e transferi-los de uma superfície para outra,direta ou indiretamente.

• Higienização das mãos: remoção ou redução de sujidade e/ou de microrganismos das mãos por meio de lavagem com água e sabonete simples ou medicado, ou por aplicação direta de produto anti-séptico que dispensa enxágue.
• Lavagem simples das mãos: remoção mecânica de sujidade e microrganismos, com auxílio de água e sabonete não medicado.
• Lavagem das mãos com anti-séptico: remoção mecânica de sujidade e microrganismos, usando água e sabonete medicado, com atividade microbicida adicional.
• Agente anti-séptico: substância com ação antimicrobiana, para aplicação em pele. Exemplos incluem: soluções alcoólicas, com clorexidina ou iodo.
• Agente anti-séptico que dispensa enxágue: substância com ação antimicrobiana que não necessita água para aplicação e não requer enxágue para retirada de resíduos. Ex.: solução alcoólica líquida a 70% ou gel alcoólico a 70%.
• Anti-sepsia das mãos: remoção mecânica da sujidade e de microrganismos com eliminação química adicional.
• Solução alcoólica para fricção das mãos: preparação contendo álcool designado para aplicação nas mãos para redução de número viável de microrganismos. Essas preparações usualmente contêm 60 a 90% de etanol ou isopropanol.
• Sabonete: produto que possui ação de limpeza, usado para lavar as mãos, com adição ou não de anti-sépticos. Composto por partes hidrofílicas e lipofílicas, possui quatro grupos principais: aniônicos, catiônicos, anfotéricos e não-iônicos.
• Atividade residual: aquela que se mantém mesmo após a remoção do agente ativo, caracterizada pela inibição da proliferação ou da sobrevivência de microrganismos.
• Sabonete medicado: produto para limpeza da pele que apresenta atividade antimicrobiana.

A utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), regulamentados pela Norma Regulamentadora n. 6 do Ministério do Trabalho, são meios de prevenção de doenças. Esses equipamentos estão incluídos nas medidas de precaução-padrão, que incluem o uso de luvas, máscaras, gorros, óculos de proteção e capotes/aventais.

O processamento de artigos compreende a limpeza e a desinfecção e/ou esterilização de artigos. Esses processos devem seguir o fluxo, de modo a evitar o cruzamento de artigos não processados (sujos) com artigos desinfetados ou esterilizados (limpos). Para facilitar a adequação dos procedimentos e orientar o processamento dos artigos, adota-se a classificação que leva em consideração o risco potencial de transmissão de infecção. Os artigos são classificados em críticos, semicríticos e não-críticos

A limpeza mecânica de sujidades deve ser feita utilizando-se os EPIs próprios para uso na sala de utilidades (luvas de borracha resistente e de cano longo, gorro, máscara, óculos de proteção, avental impermeável e calçados fechados, com o objetivo de reduzir a carga microbiana, a matéria orgânica e os contaminantes de natureza inorgânica, de modo a garantir o processo de desinfecção e esterilização e a manutenção da vida útil do artigo. Deve ser realizada em todo artigo exposto ao campo operatório.

A limpeza deve ser realizada imediatamente após o uso do artigo. Pode-se fazer a imersão em solução aquosa de detergente com pH neutro ou enzimático, usando uma cuba plástica, mantendo os artigos totalmente imersos para assegurar a limpeza adequada.

O procedimento realizado manualmente para a remoção de sujidade, por meio de ação física aplicada sobre a superfície do artigo, usando:
a) Escova de cerdas macias e cabo longo.
b) Escova de aço para brocas.
c) Escova para limpeza de lúmen.
d) Pia com cuba profunda específica para este fim e preferentemente com torneira com jato direcionável.
e) Detergente e água corrente.

A cuba ultra sônica é uma alternativa que pode ser utilizada como limpeza, mas a literatura indica uma pré lavagem antes de inserir o material na cuba.

Enxágue com água corrente, inspeção visual e secagem com panos limpos e secos.

A desinfecção é definida como um processo físico ou químico que elimina a maioria dos microrganismos patogênicos de objetos inanimados e superfícies, com exceção de esporos bacterianos.

A embalagem deve permitir a penetração do agente esterilizante e proteger os artigos de modo a assegurar a esterilidade até a sua abertura.Para esterilização em autoclave, recomenda-se papel grau cirúrgico, papel crepado, tecido não-tecido, tecido de algodão cru (campo duplo), vidro e nylon,cassetes e caixas metálicas perfuradas.

Embalagens compostas de papel grau cirúrgico e/ou filme plástico polipropileno-polietileno e nylon devem ter o ar removido antes da selagem, pois o ar atuar como um obstáculo na transmissão de calor e de umidade. Pinças e tesouras devem ser esterilizadas abertas. O fechamento do papel grau cirúrgico e filme plástico ou do nylon deve promover o selamento hermético da embalagem e garantir sua integridade, sendo altamente efetivo.

A esterilização é o processo que visa destruir ou eliminar todas as formas de vida microbiana presentes, por meio de processos físicos ou químicos. Para garantir a esterilização, é fundamental que os passos já citados do processamento de artigos sejam seguidos corretamente.

Na Odontologia, os processos de esterilização indicados são:

a) Físicos: utilizando-se o vapor saturado sob pressão (autoclave).
b) Químicos: utilizando-se soluções de glutaraldeído a 2% e de ácido peracético a 0,2%.

Destaca-se que os artigos metálicos deverão ser esterilizados por processo físico visto serem termorresistentes. A esterilização química deve ser utilizada em artigos termossensíveis apenas quando não houver outro método que a substitua. Ressalta-se que os artigos termossensíveis devem ser prioritariamente esterilizados por meio de processo físico.

O processo de esterilização deve ser comprovado por meio de monitoramento físico, químico e biológico. O monitoramento biológico deve ser registrado, juntamente com a data da esterilização, lote, validade e equipamento utilizado.

Desinfecção de superfícies e do equipo odontológico, de acontecer após a definição de quais são os tipos de superfícies que encontramos no consultório odontológico. São basicamente duas: as superfícies  clínicas,  contaminadas durante o atendimento pelo contato das mãos enluvadas ou instrumentos contaminados e as superfícies de limpeza que estão dentro da área clínica mas não são tocadas pelos profissionais ou pelo paciente durante o atendimento.
Após identificar as barreiras clínicas, realizar a proteção com uso das barreiras variando de acordo com as características do seu equipo:

·         alças do refletor
·         encosto da cabeça co paciente
·         descanso dos braços da cadeira do paciente
·         botões da cadeira
·         bandeja do equipo
·         alça do equipo
·         apoio das peças de mão
·         mangueiras das peças de mão
·         mangueira do sugador
·         Cabeçote do equipamento de Raios-X
·         Alça do equipamento de Raios-X
·         telefone
·         teclado do computador
·         refletor-com-barreira

As superfícies de limpeza: paredes, chão e  pia podem ser utilizadas  inicialmente com detergentes e água e conforme a superfície depois desinfetar com hipoclorito de sódio ou outro agente. A frequência da limpeza também deve ser avaliada para cada tipo de superfície. Usualmente no final de cada dia de trabalho.

O importante é a auxiliar de saúde bucal do  consultório ou clínica odontológica ter consciência do controle da biossegurança, responsabilidade, tempo para executar seus serviços,  ser valorizada e reconhecer a necessidade de minimizar a contaminação cruzada, mantendo a integridade do paciente, da sua equipe e do ambiente de trabalho.

O cirurgião dentista deve investir em capacitação de sua auxiliar de saúde bucal e oferecer todos os insumos necessários para uma biossegurança resolutiva.

Por , Cristiano  Trindade




Comentários

Postagens mais visitadas