INSTITUTO LATINO AMERICANO DE SEPSE ADVERTE: UM DIAGNÓSTICO PRECOCE PODE SALVAR VIDAS



Resultado de imagem para sepse imagens


A Sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. A Sepse também conhecida como septicemia ou infecção no sangue. Hoje é mais conhecida como infecção generalizada.

Não podemos falar da sepse, sem explicar o que é bacteremia. Trata-se da rápida disseminação de bactérias pela corrente sanguínea, é um fato observado em 100% dos pacientes após extração dentária, em 55% após extração de terceiros molares e em 20% após tratamento endodôntico. Em pessoas com boas condições bucais, apenas um pequeno número de espécies de bactérias atingem a corrente sanguínea. Entretanto, quando há higiene oral deficiente, o número de bactérias que colonizam o dente, especialmente as subgengivais aumentam, crescendo a possibilidade de mais bactérias invadirem tecidos e corrente sanguínea, aumentando a magnitude da bacteremia.

É relevante nossa  conscientização e sequencialmente devemos divulgar responsavelmente  as informações da importância da relação da odontologia com a sepse.

É importante que o diagnóstico seja feito precocemente, sendo necessário não só o exame clínico dos sinais e sintomas, mas também a análise de exames complementares laboratoriais e de imagem, como: Tomografias Computadorizadas, Ressonâncias Magnéticas e Radiografias. Os profissionais devem estar preparados para conhecer os sinais de alerta de uma possível infecção generalizada e precocemente conduzir e acompanhar seu cliente ou familiar ao hospital de referência, onde serão realizados os exames jà citados e posteriormente será elaborado um protocolo de tratamento específico.

Em caso de clientes ou pacientes desenvolverem a sepse após intervenções odontológicas, um acompanhante ou responsável deverá ser comunicado e estar presente, junto do odontólogo, que na prestação deste socorro deverá ir munido do prontuário odontológico com intuito de fornecer a equipe hospitalar dados suficientes para facilitar o planejamento da conduta a ser realizada.

Na verdade, não é a infecção que está em todos os locais do organismo. Por vezes, a infecção pode estar localizada em apenas um órgão, como por exemplo, de origem  odontogênica, pulmonar, entre outras, mas provoca em todo o organismo uma resposta com inflamação numa tentativa de combater o agente da infecção. Essa inflamação pode vir a comprometer o funcionamento de vários dos órgãos do paciente.

Por isso, o paciente pode não suportar e vir a falecer. Esse quadro é conhecido como disfunção ou falência de múltiplos órgãos. É responsável por 25% da ocupação de leitos em UTIs no Brasil. Atualmente a sepse é a principal causa de morte nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e uma das principais causas de mortalidade hospitalar tardia, superando o infarto do miocárdio e o câncer. Tem alta mortalidade no país, chegando a 65% dos casos, enquanto a média mundial está em torno de 30-40%. Segundo um levantamento feito pelo estudo mundial conhecido como Progress, a mortalidade da sepse no Brasil é maior que a de países como Índia e a Argentina.


A doença é a principal geradora de custos nos setores público e privado. Isto é devido a necessidade de utilizar equipamentos sofisticados, medicamentos caros e exigir muito trabalho da equipe médica.

DIVULGUE, INFORME E ORIENTE.

por, Cristiano  Trindade

fonte: Instituto Latina Americano de Sepse.

 ASSISTA O VÍDEO E INFORME SEUS CLIENTES!


Comentários

Postagens mais visitadas