USP: 30 milhões de brasileiros já sofrem com algum tipo de bruxismo




Resultado de imagem para ESTRESSE


"Resultados de uma pesquisa na faculdade de odontologia de Ribeirão Preto (FORP) USP revelaram que a espessura dos músculos da mastigação e da força da mordida não se alteram e também confirmou que as piores condições na qualidade de vida desse público que sofre de sono ruim,stress,cansaço muscular provocado pelo ranger e apertar dos dentes e outras associações estão diretamente ligadas com algum o tipo de bruxismo."

Esta postagem aborda os tipos de bruxismo de vigília e de sono.

Para ter um diagnóstico preciso de bruxismo e elaborar um plano de tratamento efetivo, é preciso fazer uma anamnese completa, ouvir as queixas do paciente, avaliação clínica e semiológica e acima de tudo ter um profissional consciente com domínio do conteúdo e capacitado.

É muito importante relatar ao seu dentista se sofre de dor na região das têmporas e da face e também sobre hábitos que parecem não ter relação, como roer unhas, mascar chicletes e morder canetas e é claro, se mantém os dentes encostados durante o dia. Observações clínicas sugerem que, no mesmo indivíduo, o tempo "apertando" os dentes durante o dia é consideravelmente maior que o tempo rangendo os dentes durante o sono.
   
O bruxismo de vigília é caracterizado normalmente pelo paciente estar acordado e em períodos longos estar apertando ou encostando os dentes, principalmente em momentos de tensão, estresse ou até mesmo quando está concentrada lendo um livro, estudando, usando o computador ou assistindo TV. O bruxismo em vigília pode aparecer como efeito colateral de algumas medicações, sobretudo medicações utilizadas no tratamento da ansiedade; ou em usuário de drogas como a cocaína, por exemplo. Pacientes que sofrem de alterações neurológicas (paralisia cerebral,Parkinson) podem apresentar também um bruxismo secundário.

O bruxismo do sono, como o nome sugere acontece inconsciente / nas fases do sono, tendo como característica de rangimento / apertamento de alta intensidade e baixa frequência, pode levar a desgaste e até fraturas das estruturas dentárias, mas dificilmente provocará, sozinho, dores na cabeça e na face.O bruxismo do sono é considerado, quando patológico, muito grave”, alerta o pesquisador, já que influencia a qualidade de vida do ser humano, podendo provocar o “desequilíbrio funcional dos músculos da mastigação.Manifesta-se por movimentos repetitivos da boca (mandíbula), decorrentes da atividade rítmica do músculo masseter, associado aos microdespertares durante o sono e ranger e/ou apertar dos dentes.É observado em todas as faixas etárias, sendo mais frequente dos 15 aos 40 anos. Atinge cerca de 80% a 95% da população mundial em alguma fase da vida. Aproximadamente 30 milhões de brasileiros desenvolvem o bruxismo do sono.

Uma consulta com cirurgião-dentista é indicada caso de queixas semelhantes as citadas nesta postagem, para um diagnóstico correto, seguido de um planejamento específico e resultados satisfatórios.Quem tem bruxismo noturno, deve solicitar uma avaliação por um dentista que trabalhará para instalar e controlar a utilização de uma  placa de relaxamento muscular e de proteção dental como uma etapa do tratamento. Em relação ao bruxismo de vigília, agende uma consulta pois, caso exista uma  associação à cefaleias tensionas, distúrbios da ATM e zumbidos, a intervenção clínica é de extrema importância. Muitas vezes a aplicação da toxina botulínica estabilizando os músculos da face também é uma alternativa de tratamento. 

Reabilitação oral(dentística e prótese), implantodontia, ortodontia, endodontia e periodontia merecem uma atenção diferenciada pelos especialistas.

Tanto o bruxismo de vigília como o do sono necessitam de tratamento realizado  por uma equipe multidisciplinar, integrando além da Odontologia,  os Psicólogos, Psiquiatras, Clínica Médica, Fisioterapeuta entre outros profissionais.

As pesquisas mais recentes mostram que o bruxismo de vigília, sendo de baixa intensidade e de alta frequência está se tornando num dos grandes fatores de risco para os distúrbios orofaciais, além de causar sérias complicações

Muitas vezes o bruxismo de vigília é confundido com o bruxismo do sono, pois apresenta alguns sintomas parecidos, como dor de cabeça, pescoço e maxilar, dor na ATM e até zumbido. Mas, o que muita gente não sabe, é que este tipo de mal pode ser diretamente associado à ansiedade e estresse. Cerca de 80% da população mundial sofrem com este problema.


Faça uma avaliação odontológica em caso do dúvidas sobre o bruxismo!




Por, Cristiano Trindade



              https://www.liva.app/
              https://www5.usp.br/tag/bruxismo/

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas