Journal of Clinical Medicine : Estudo revela que sintomas de bruxismo agravam com a pandemia do COVID-19

 




Um estudo publicado no periódico científico Journal of Clinical Medicine, entrevistou quase 1.792 habitantes de Israel e Polônia, concluindo que pioras no bem-estar mental desencadeadas pela pandemia foram associadas a um agravamento dos sintomas do bruxismo e da disfunção temporomandibular (DTM).

 

O bruxismo  é um distúrbio caracterizado pelo ranger e apertar dos dentes. Ele pode ser primário — sem uma causa aparente — ou secundário, quando é provocado por uma doença, pelo uso de certos medicamentos ou por longos períodos de ansiedade, o que pode se tornar mais comum (ou mais intenso) em decorrência do estresse vivenciado no período da pandemia do Covid-19.

 

A pandemia oferece um prato cheio de “gatilhos” para todos, mas, especialmente, para os ansiosos: a incerteza sobre o futuro, dificuldades financeiras, desemprego, isolamento social, frustração dos planos de vida, e claro, o medo de morrer, trazem consigo um peso intenso. O bruxismo pode apresentar os seguintes sinais ou sintomas:

Desgastes, fraturas e perdas dentárias, recessão gengival, risco aumentado de problemas periodontais, sobrecarga de implantes/ coroas/ lentes, dores de cabeça, músculos da face e cervical, sensibilidade excessiva , marcas na mucosa jugal ou língua, dificuldade de abrir a boca e cansaço facial ao acordar, hipertrofia dos músculos masseter e temporal, entre outros.

 

A pandemia do coronavírus e suas consequências têm se mostrado um fator determinante para que mais pessoas sofram com transtornos emocionais, como o Transtorno de Ansiedade Generalizado - TAG.

Alguns sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada são:

  • dificuldade de se concentrar;
  • fadiga e cansaço constantes;
  • medo e preocupação excessivos; 
  • superdimensionamento dos problemas;
  • irritabilidade;
  • dores de cabeça;
  • sensação de angústia que não passa;
  • tremores, espasmos e formigamentos constantes;
  • náusea e azia;
  • sudorese;
  • falta de ar;
  • tensão muscular;
  • insônia ou sonolência excessivas.

O tratamento normalmente conta com, pelo menos, um psicólogo e um psiquiatra, associados ao dentista. Na terapia, o paciente poderá abordar as causas de suas ansiedades e receber ajuda para elaborá-las melhor e, na consulta médica, receberá respaldo para que o processo seja o mais tranquilo possível, contando – quando necessário- com o apoio de medicações ou outros tratamentos indicados pelo profissional. Já o dentista irá avaliar a musculatura e os dentes associados e após um inquérito de saúde detalhado e avaliação clínica, irá elaborar o melhor plano de tratamento. Pode ser indicado placas noturnas, dispositivo interoclusal em vigília, biofeedback, mudanças comportamentais e higiene do sono. 

 

Agende uma avaliação com profissionais especializados, caso você tenha alguns dos sinais ou sintomas de ansiedade e do bruxismo. É importante lembrar que os sinais e sintomas citados nesta matéria podem variar de acordo com a severidade ou complexidade do diagnóstico.

                         por, Cristiano Trindade.

                         Cirurgião - Dentista

                                   Mestrando em Inovação e Propriedade Intelectual / UFMG


 

 

Comentários

Postagens mais visitadas