07 DESAFIOS A SEREM SUPERADOS PELO RECÉM FORMADO EM ODONTOLOGIA: ANGÚSTIA




Resultado de imagem para angustia no recém formado




Você que é recém formado ou estudante de odontologia, leia com atenção e busque trilhar seu caminho profissional  com sabedoria e evite ser um Dentista angustiado.
Podemos chamar de angústia a forte sensação psicológica caracterizada por "abafamento", insegurança, falta de humor, ressentimento e dor.
A angústia é também uma emoção que pode-se chegar através de lembranças traumáticas que dilaceraram ou fragmentaram o EGO.
A angústia exerce função crucial na simbolização de perigos reais  como situações , circunstâncias e  e consequências temidas.
A falsa imagem de inaptidão, o pensamento da falta de qualificação técnica, medos do primeiro emprego, um novo mercado de trabalho , como lidar com o paciente, ansiedade, insegurança na profissão, são condições contribuintes capazes de  envenenar o ego do recém formado e também podem disseminar a angústia cruelmente.
É importante o jovem promissor a carreira Odontológica saber diferenciar angústia de ansiedade.
A ansiedade é um comportamento de antecipação a alguma situação futura imprevisível que ainda não aconteceu. As pessoas sentem ansiedade como um sentimento desagradável de desconforto, apreensão e até mesmo medo de caráter difuso de algo que acreditam que pode acontecer. 
Já a angústia é um sentimento de desconforto emocional muito intenso, que pode surgir de um estado de inquietação,decorrente de uma experiência negativa ou de uma profunda sensação de desamparo frente a um perigo. A angústia se manifesta muito em situações de desespero, quando a pessoa percebe que não tem mais a autonomia de agir livremente e não possui controle sobre o que acontece ao seu redor.
É comum ouvirmos estudantes concluintes da graduação desabafarem sobre ainda não se sentirem 100% preparados para concluir seu curso e adentrarem ao mercado de trabalho, principalmente no que tange seu nível de conhecimento técnico e prático para exercerem com qualidades as atividades referentes à sua área de atuação. 
A angústia no recém formado em odontologia, pode surgir por exemplo mediante a execução de um procedimento como uma exodontia, em que o recém formado acreditava ter o domínio total da técnica,se dispôs a realizá-lo, iniciou sua execução e não conseguiu finalizá-lo.Esse sentimento é terrível e na realização de próximo procedimento similar a este,  onde o insucesso esteve presente, essa bagagem negativa certamente vai junto.O jovem dentista optou por realizar um procedimento ( exodontia), não conseguiu, ficou angustiado e agora precisa trabalhar internamente para que isso não afete suas futuras condutas profissionais. 
Como ficará o vínculo com o paciente? E o empregador com que olhos verá um procedimento de insucesso? E minha auto confiança? Será que vou ser processado judicialmente? O que devo fazer para não passar por isto nunca mais? Esses fantasmas começam a assombrar o recém formado de uma maneira voraz, e neste momento é necessário uma reflexão e busca de uma ajuda profissional. Certamente se tivesse passado por uma orientação antes de iniciar sua carreira, ele não estaria passando por essa angústia. 

No exemplo anterior o profissional tinha total consciência de que era capaz de realizar o procedimento e a angústia  não permitiu.Contudo a realidade é outra.Infelizmente a grande parte destes jovens, montam consultórios precocemente e /ou abraçam tratamentos clínicos irresponsavelmente, sem receios e sem condições técnicas de realizá-los, devido a falta da prática. Como  consequência, além de uma angústia crônica, o quadro de imperícia é o mais acusado hoje no atendimento Odontológico pelo recém formado.
Se você é recém formado ou estudante de odontologia, procure trilhar um caminho livre superando estes 7 desafios no início de sua carreira profissional.


Não deixe acontecer com você, ou alguém que conheça. Com minha experiência de 19 anos, eu Cristiano Trindade, cirurgião-dentista e consultor para recém formados, posso te ajudar na orientação para você iniciar sua carreira na odontologia.


Os 07  DESAFIOS A SEREM SUPERADOS PELO  RECÉM FORMADO EM ODONTOLOGIA .




Comentários

Postagens mais visitadas