07 DESAFIOS A SEREM SUPERADOS PELO RECÉM FORMADO EM ODONTOLOGIA: MERCADO DE TRABALHO

Resultado de imagem para ha vagas

Este texto é para o jovem profissional ou estudante de odontologia que busca saber do cenário profissional no mercado de trabalho.
Um mercado altamente competitivo e predatório compõe a odontologia atualmente. Uma grande parte dos recém formados não sabe lidar com isso, simplesmente porque o estudante de odontologia não aprende na faculdade conhecimentos de gestão para administrar e trilhar sua carreira profissional.
Franquias sem vínculo empregatício e pagando uma porcentagem mínima, clínicas unificadas ou integradas exploradoras, consultórios compartilhados com o objetivo de dividir as despesas, coworking odontológico de alto custo, hospitais que não facilitam a inserção do odontólogo em sua equipe, regimes de plantão com salários irrisórios, concursos públicos e processo seletivos oferecendo média de 2 salários mínimos, clínicas populares pagando 10% e obrigando o atendimento de convênios com uma tabela baixa são algumas das opções de empregadores que formatam o cenário da odontologia atual.

Como ter motivação com um cenário deste? Quais as opções ao recém formado? 
O jovem profissional liberal, atualmente com tantos percalços, não consegue se projetar no seu  futuro profissional. Sem orientação, eles perdem a noção da importância do que vem a ser  uma insalubridade, periculosidade, contribuição ao INSS, previdência privada, seguro de incapacidade temporária, vínculo empregatício e entre outros fatores que também fazem parte de seu planejamento estratégico profissional, só que a longo prazo.

O poder de escolhas em decidir em qual consultório ou clínica trabalhar, conhecer tipo de remuneração (CLT, Porcentagem, produção), estudar a política da empresa a qual irá trabalhar antes de iniciar,o momento de empreender, quando especializar, a importância em fazer uma pesquisa mercadológica, pessoa física ou jurídica são alguns item a ser checados durante um planejamento estratégico profissional, para evitar ciladas.
A grande maioria dos recém formados ignora isto, se joga no mercado profissional e paga para ver, utilizando do método de tentativa como escolha para definir seu presente profissional.O que acontece é que muito desses jovens despreparados se frustram, ficam angustiados, ansiosos, indecisos, podendo até chegar numa depressão por não ter a oportunidade de trilhar um caminho profissional com mais sucesso.
Através das redes sociais nota-se a divulgação de muitas ofertas de emprego que aparentam ser motivadoras, mas na realidade são promessas vergonhosas, exploradoras e humilhantes para os recém formados, que desorientados, aceitam estas propostas sem a mínima noção do que pode vir mais a diante. Fato é  que só existem estas situação porque a lei da oferta e procura está se fazendo presente desenfreadamente. Alguns destes jovens profissionais, com o seu CRO ainda provisório, caem em ciladas maliciosas chegando ao extremo de ter envolvimento com  processos judiciais. 
Essas mesmas redes sociais tem sido palcos de um feedback utilizado pelos mesmos recém formados,que após a frustração profissional, utilizando do mesmo mecanismo que antes era para a busca de emprego, agora revelando tristemente a experiência vivenciada naquele trabalho aceito.Comentários e "posts" são divulgados, a vaga é novamente ofertada e outo jovem promissor ciclicamente inicia o mesmo processo por não ter um planejamento estratégico profissional, podendo se tornar a próxima vítima do mercado predatório.
Vale ressaltar, que esta experiência negativa fará parte do currículo profissional do jovem que antes era esperançoso,  agora  marcado negativamente por um tão sonhado trabalho no início de sua trajetória profissional.

E sem planejamento estratégico profissional, isto pode não parar por aí!
Entretanto, não podemos rotular o cenário odontológico apenas as situações ruins, pois sabemos que a odontologia do Brasil é referência mundial,  sendo uma profissão muito respeitada, valorizada e formatada por  muitos profissionais que exercem a profissão em estabelecimentos com seriedade e compromisso, sendo sempre prestativos para com o recém formado, auxiliando, dando dicas, informações e compartilhando conhecimentos através de troca de experiências, principalmente no ambiente de trabalho, contribuindo para o ingresso do jovem colega na carreira profissional.

O recém formado não merece estar desorientado no início de sua carreira. Não deixe acontecer com você, ou alguém que conheça. Com minha experiência, posso te ajudar no seu planejamento estratégico  profissional.

Os 07  DESAFIOS A SEREM SUPERADOS PELO  RECÉM FORMADO EM ODONTOLOGIA .


por, Cristiano  Trindade
leia também: https://dentistaespecial.blogspot.com/2019/10/07-desafios-serem-superados-pelo-recem_84.html

https://dentistaespecial.blogspot.com/2019/10/os-07-desafios-serem-superados-pelo.html 

Comentários

Postagens mais visitadas