Pollyanna Spagnol : O uso de florais para as situações de emergência



Pollyanna Spagnol
faz um alerta sobre o uso dos Florais de Bach em diversas situações rotineiras emergenciais. “ Em um momento de pandemia, buscar o equilíbrio em condições adversas, é fundamental para uma melhor qualidade de vida” conclui a engenheira química.


Para saber mais conteúdos sobre, acesse também: https://ensaio-floral.blogspot.com/


Um tratamento floral nem sempre precisa durar meses ou anos para dar bons resultados. 

Um bom tratamento floral (com as essências corretas, bem escolhidas) provalmente dará resultados a curto prazo. 

Há algumas fórmulas florais que dão resposta imediata. A mais conhecida é a fórmula Rescue Remedy. 

A fórmula Rescue Remedy está composta por 5 essências florais (Star of Bethlehem, Clematis, Rock Rose, Impatiens, Cherry Plum) e é indicada para as situações de emergência (onde a resposta emocional deve ser rápida e equilibrada). 

Alguns exemplos de situações pontuais muito estressantes:antes de fazer uma prova, uma entrevista de trabalho, ir ao dentista, dirigir num trânsito muito caótico, uma reunião muito importante, uma apresentação, um acidente, um imprevisto, etc. 

As pessoas que consomem florais regularmente costumam levar um vidrinho de Rescue Remedy na bolsa, por ser um grande aliado numa emergência emocional. 

Ou seja, podemos usar o Rescue Remedy toda vez que precisarmos de reagir rapidamente e o estresse tomar conta de nós, dificultando o desempenho ou causando muito sofrimento. 

Mas o Rescue Remedy, apesar de ser um "santo remédio",não é um floral para ser tomado como tratamento prolongado porque não é específico para tratar as causas do problema.  

Vejamos então outras alternativas...

 

Os tratamentos específicos que atacam as causas de um problema.


É importante saber que um tratamento com florais não é igual a um tratamento com remédios tradicionais. 

Os florais são recomendados sempre para equilibrar nossas emoções em determinadas circunstâncias, mas não agem diretamente na enfermidade física. 

Em um tratamento específico com florais são consideradosaspectos da personalidade que determinam como reagimos em diferentes situações do cotidiano. 

O tempo de tratamento dependerá do quão sensível é a pessoa, da capacidade de identificação das suas emoções e do tipo de personalidade. 

Mesmo assim, normalmente, até mesmo no caso das pessoas que não acreditam neste tipo de terapias complementares, é normal vermos bons resultados em um prazo relativamente curto (poucas semanas). 

Uma grande vantagem dos florais é que qualquer pessoa pode aprender sobre eles e poderá preparar suas próprias fórmulas, seguindo algumas diretrizes muito simples.  

 

Uma consulta com um terapeuta floral também ajudará a dar os primeiros passos no processo de autoconhecimento e para aprender a identificar as emoções que alteram o estado de ânimo. 

Um bom terapeuta floral pode recomendar o Rescue Remedy para uma situação de emergência, mas não ficará só nessa fórmula floral. Ele sempre indagará os aspectos da sua personalidade que provocam estas emergências recorrentes. 

 

Alguns exemplos aplicados

Para o caso específico das pessoas que costumam sentir medo de ir ao dentista, deixo aqui algumas sugestões de florais para trabalhar a longo prazo, com seu terapeuta floral ou com o profissional de saúde que esteja te acompanhando:

- quando temos medo a situações conhecidas, onde nos sentimos expostos, podemos tomar Mimulus, que é o floral para os medos conhecidos, ou seja, para as pessoas que identificaram o problema e sentem muita ansiedade e medo ao enfrentá-lo.

- quando o medo nos paralisa, e poderíamos dizer até que sentimos pânico, podemos usar o floral Rock Rose. Trabalhar sobre nossos medos nos ajudará em outras situações que nos paralisam, não somente numa emergência.

- nas situações traumáticas (por exemplo, uma cirurgia), podemos usar Star of Bethlehem e Walnut. A primeira ajuda a curar os traumas, cicatrizar as feridas (físicas ou emocionais) e a segunda nos ajuda na adaptação às novas circunstâncias.

 

Estes são alguns exemplos, há muitos outros que podem ser descobertos numa conversa com um bom terapeuta floral. 

 

No blog https://ensaio-floral.blogspot.com/ você poderá encontrar mais informação sobre os florais de Bach. 

 

Pollyanna Spagnol é engenheira química formada pela UFMG. Ela estuda e ensina sobre os florais de Bach desde 2008. 

Contato: pollyannaspagnol@gmail.com 

Instagram: @ensaiofloral

 

 

 

Informação adicional:

Curiosidades: 

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), publicada em 2006, instituiu no SUS abordagens de cuidado integral à população por meio de outras práticas que envolvem recursos terapêuticos diversos. Desde a implantação, o acesso dos usuários tem crescido.

A terapia de florais é a prática terapêutica que utiliza essências derivadas de flores para atuar nos estados mentais e emocionais. A terapia de florais de Bach, criada pelo inglês Dr. Edward Bach (1886-1936), é o sistema precursor desta prática. Esta terapia está incluida na PNPIC

 

Para saber mais sobre as Práticas Integrativas e Complementares no Brasil:

http://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/praticas-integrativas-e-complementares

 

Para saber sobre as regulações e políticas em Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas:

https://mtci.bvsalud.org/regulaciones-y-politicas-en-mtci/

 


Comentários

Postagens mais visitadas