A CONSOLIDAÇÃO DA ODONTOLOGIA DOMICILIAR NO CENÁRIO ATUAL



Resultado de imagem para acamado
A assistência ORAL HOME CARE é uma estratégia profissional que já é presente há um tempo e vem se tornando mais sólida atualmente, conquistando seu espaço associado aos avanços tecnológicos, exercendo respeitosamente, com qualidade  e eficiência, os serviços odontológicos prestados em domicílio.

É de grande notoriedade que o odontólogo valorize a sua classe, seu esforço, deslocamento, sua capacidade técnica, investimento e responsabilidade. Sendo assim é louvável que sua recompensa financeira seja proporcional ao resultado efetivo e satisfatório de uma assistência diferenciada, realizada fora do consultório odontológico.

O público-alvo desse tipo de atendimento são os pacientes idosos em domicílio - clínicas de repouso, pacientes portadores de necessidades especiais impossibilitados de se adaptarem ao consultório, pacientes fóbicos, ou pessoas que necessitam da manutenção da saúde bucal como parte integrante da saúde geral fora do consultório odontológico padrão.

Existem uma variedade de empresas hoje que contam com o serviço de confecção de equipos portáteis. Apesar de seu peso, é um equipamento compacto e cabe em qualquer tipo de carro, porém, é recomendado estacionar perto do local de atendimento uma vez que seu peso pode se tornar um empecilho no momento de mover o equipo até o local.

Estes equipamentos odontológicos portáteis contribuem bastante para a ação clínica do cirurgião-dentista. Basta ter domínio sobre o equipamento e ser criterioso para ter a livre escolha de utilizar dessa ferramenta.

É fundamental neste tipo de atendimento especializado, que o profissional além do domínio das técnicas e manejos com esses equipamentos, deva também buscar realizar integralmente o conhecimento do prontuário do mesmo, junto da equipe multiprofissional de apoio clínico, com o objetivo de saber da situação clínica, características particulares do paciente, psicológico, medicamentosa, patológica e histórica pregressa e atual, situação econômica e social, preocupando-se com o planejamento do tratamento odontológico efetivo e humanizado.

Saber das associações das patologias, das interações farmacológicas, executar um diagnóstico clínico e um planejamento compatível com a situação do paciente e do ambiente encontrado, exige do cirurgião – dentista um olhar criterioso e responsável sobre o aspecto de biossegurança possível e de potenciais riscos que possam vir a comprometer o quadro sistêmico do paciente. No tratamento odontológico domiciliar. Devem ser realizados os procedimentos essenciais (conhecidos como básicos), tendenciando a ser minimamente invasivos, por isso a grande importância de um plano de tratamento bem elaborado e em conjunto com os outros profissionais e familiares para o sucesso do tratamento.

A família ou responsável deve estar a par de todo o planejamento antes de executá-lo e das possíveis complicações que podem acontecer no decorrer deste atendimento.

A responsabilidade ética, nesse tipo de atendimento, faz-se necessária e obrigatória. O consentimento livre e esclarecido ao responsável legal e o preenchimento da ficha de desenvolvimento clínico com cada procedimento realizado assinado pelo profissional e pelo responsável, faz com que esse tipo de atendimento seja mais credibilizado pelos familiares e demais profissionais envolvidos. E, o mais importante, é a proteção legal do profissional diante do plano de tratamento elaborado e sua execução.

Aferir a pressão, oxigenação do paciente, utilizar do glicosímetro e outros exames específicos, como um hemograma ou eletrocardiograma, são de grande importância para o planejamento-execução e consequentemente obter resultados satisfatórios após a assistência clínica.

Os principais problemas de caráter odontológico encontrado nas visitas domiciliares são a presença de placa bacteriana, periodontopatias, perdas dentárias decorrentes de problemas periodontais e da doença cárie, próteses mal adaptadas e higienizadas e lesões decorrentes de trabalhos protéticos mal feitos e ajustados, hábitos deletérios e relacionadas a problemas sistêmicos. 

As principais áreas de atuação do cirurgião-dentista estão direcionadas à odontologia preventiva, periodontia, prótese, estomatologia (lesões na cavidade bucal) e cirurgia (caráter emergencial), se necessária.

Uma das maiores dificuldades de implantação das ações odontológicas nessa situação, é a falta de conhecimento específico dos cuidadores, normalmente técnicos de enfermagem e familiares despreparados em relação aos princípios básicos de higienização bucal, controle de placa bacteriana e medidas preventivas para a manutenção da saúde bucal.Isso contribui com o tempo para o agravo da condição bucal encontrada e do quadro de saúde sistêmico do paciente.

A capacidade do cirurgião-dentista participar das diversas áreas envolvidas no atendimento domiciliar,é limítrofe, ou seja, o profissional da Odontologia é limitado a atuar integralmente. É necessário ao planejamento da promoção criteriosa da saúde desses pacientes assistidos em domicílio e importante alertar que nenhum profissional deve atuar sozinho.

Como especialista em pacientes com deficiência, eu Dr. Cristiano Trindade,  oriento que a falta de profissionais da Odontologia capacitados em integrarem o grande nicho dos pacientes assistidos em domicílio, classifica a oral home care como mais uma expansão para a classe odontológica, que pode vir a ampliar seus limites e oferecer uma assistência diferenciada pelo cirurgião-dentista no cenário da odontologia contemporânea.

por, Cristiano Trindade.

Comentários

  1. Prezado colega,
    Sou formada em odontologia aí no Brasil, mas resido aqui na Holanda há mais de 30 anos. Trabalhei aqui quase 20 anos com odontologia geriátrica em diversos " hospitais" geriátricos (verpleeghuizen). Depois de minha aposentadoria me dedico a odontologia domiciliar, a qual ainda me traz muitas realizações. É uma especializacão quase pioneira aqui na Holanda e acredito que também aí no Brasil. Estes pacientes, tão fragilizados , são geralmente esquecidos por muitos de nossos colegas. Porisso, parabéns pela sua iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer receber um comentário como este. Sou especialista em pacientes com deficiência e iniciarei em setembro a odontologia hospitalar. De fato a satisfação em atender em domicílio é enorme. Apesar de concordar com você na parte dos "pacientes esquecidos"',sinto uma grande evolução atualmente aqui no Brasil. Imagino como deve ser aí na Holanda , caso você tenha artigos recentes ou algo que queira compartilhar aqui no blog, de experiência, sinta-se a vontade. Meu e mail é trindadecs@hotmail.com
      Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas