LESÕES PROLIFERATIVAS NÃO NEOPLÁSICAS E SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DA SAÚDE BUCAL






Os processos proliferativos abordam um grupo de lesões relativamente freqüente que são representados por crescimentos teciduais de natureza basicamente inflamatória, sem características histológicas neoplásicas, que ocorrem em diversas localidades da cavidade da boca como resposta à agressões geralmente de natureza traumática crônica, ou seja, de baixa intensidade e alta freqüência.

As mais comuns são hiperplasia fibrosa inflamatória, granuloma piogênico, fibroma ossificante periférico e lesão periférica de células gigantes.

De forma geral, as características clínicas dessas lesões correspondem a elevações nodulares bem delimitadas, pediculadas ou sésseis, de coloração rosada a avermelhada, apresentando superfície lisa ou lobulada, brilhante, com consistência fibrosa à palpação, geralmente com evolução lenta, podendo se encontrar ulceradas em decorrência de traumatismo.

As hiperplasias fibrosas são semelhantes a tumores de tecido conjuntivo fibroso, que se desenvolvem em resposta à irritação local ou trauma. Pode se apresentar nodular ou em pregas, normalmente firme e fibrosa podendo algumas lesões apresentar áreas eritematosas e ulceradas.Muito comum em pacientes com próteses totais ou parciais removíveis com adaptação incorreta.Após a biópsia e diagnóstico, o tratamento consiste na remoção cirúrgica, tomando-se o cuidado de eliminar o fator irritante, para evitar-se recidivas


O Granuloma Piogênico ocorre frequentemente na gengiva, mas pode surgir ocasionalmente em outras regiões da mucosa bucal.Em gestantes, essa patologia é comumente denominada granuloma gravídico ou tumor gravídico, podendo ter início ou ser exacerbada durante a gravidez, sendo normalmente apenas monitorados, pois regridem após o parto, mas, às vezes, eles interferem no desenvolvimento da função mastigatória ou estética, necessitando de intervenção. Mediante a uma resposta tecidual a um fator irritante local ou trauma. A análise microscópica do Granuloma Piogênico apresenta um tecido de granulação, altamente vascular, contendo numerosos neovasos e vasos sanguíneos. A superfície é normalmente ulcerada e caracterizada pela presença de uma membrana fibrinopurulenta espessa.O tratamento consiste na remoção cirúrgica, tomando-se o cuidado de eliminar o fator irritante, para evitar-se recidivas, após a biópsia e diagnóstico.

O Fibroma Ossificante Periférico é caracterizado como um crescimento gengival causado por irritação gengival por fatores locais crônicos de de ocorrência exclusiva na gengiva e rebordo alveolar. Apresenta-se como uma massa nodular, séssil ou pediculada, coloração variável entre vermelho e róseo, e superfície frequentemente ulcerada por trauma secundário. Microscopicamente apresenta uma proliferação fibrosa associada à formação de material mineralizado, que pode ser constituído por osso, material semelhante à cemento ou calcificação distrófica. Caso ocorra ulceração do epitélio da lesão, a superfície é coberta por uma membrana fibrinopurulenta. Importante solicitar a radiografia para acompanhar se ouve destruição ou se há presente em seu interior material mineralizado.O tratamento consiste na remoção cirúrgica, tomando-se o cuidado de eliminar o fator irritante, para evitar-se recidivas, após a biópsia , análise radiográfica e diagnóstico.


A Lesão Periférica de Células Gigantes é definida como uma resposta hiperplásica do tecido conjuntivo gengival à agressão. A etiologia está associada a uma irritação local crônica. Clinicamente apresenta-se como massa nodular vermelha ou vermelha-azulada, séssil ou pediculada, podendo estar ou não ulcerada. Histologicamente, a Lesão Periférica de Células Gigantes revela uma proliferação de células gigantes multinucleadas, podendo conter alguns núcleos ou várias dúzias deles.O tratamento consiste na remoção cirúrgica, tomando-se o cuidado de eliminar o fator irritante, para evitar-se recidivas, após a biópsia e diagnóstico.

Embora possa atingir grandes dimensões, os processos proliferativos são auto-limitante. Não ocorre transformação maligna dessas lesões, o perigo é a persistência do trauma agindo de forma crônica no tecido.

Importante ressaltar que dentre os fatores etiológicos dessas lesões destacaram-se comumente entre os tipos citados: os traumatismos crônicos, principalmente causados por cálculos subgengivais, próteses mal adaptadas, dentes mau conservados, restaurações com excessos de materiais, aparelhos ortodônticos mau posicionados e acúmulo de placa bacteriana.Isso significa que a eliminação destes focos, seguida da reabilitação meio oral consiste em uma etapa de grande importância para sucesso do tratamento.

Para a construção de um excelente diagnóstico, o conhecimento da frequência relativa ou prevalência dessas lesões associadas a avaliação das características clínicas específicas de cada lesão é fundamental.

Após a avaliação clínica, deve ser realizado o exame histopatológico a fim de se obter o diagnóstico definitivo. Portanto, a confirmação do diagnóstico clínico e obtenção do diagnóstico definitivo por meio do exame histopatológico das biópsias orais é de fundamental importância para a indicação do tratamento mais adequado da lesão.

Por: Cristiano  Trindade

Comentários

Postagens mais visitadas