AFTA: DESCONFORTO QUE MERECE ATENÇÃO!




Resultado de imagem para AFTA NA LINGUA

Entende-se por estomatite aftosa recorrente (EAR) as úlceras que surgem na mucosa bucal, altamente prevalentes na população em geral, e de prognóstico favorável.Elas podem aparecer no palato, nos lábios, nas gengivas, na língua e até mesmo na garganta (que são casos mais raros). Relatadas por pacientes como: "ferida dolorida de  coloração branca ou amarelada no centro  e de  contorno avermelhado".

Ao longo do tempo, tem sido denominada das mais variadas formas como afta simplesmente ou afta comum, afta vulgar, afta de Miculicz, afta de Sutton, periadenite mucosa necrótica recorrente, ulceração aftosa recorrente, entre outras.

Há estudos que citam a afta como a mais freqüente manifestação de alta ocorrência na mucosa bucal.As aftas podem ser divididas em três tipos Estomatite aftosa maior, menor e herpetiforme. 

Investigações especiais podem ser indicadas para descartas outras úlceras orais.Estas incluem exames de sangue para excluir anemia, deficiências de ferro, ácido fólico ou Vitamina B12 ou doença celíaca, bem como exames para DST's/ HIV.

É importante lembrar que a lesão característica presente representa semelhança com a úlcera do carcinoma espinocelular no início, que é o tumor maligno mais freqüente na boca.

A estomatite aftosa recorrente possui o processo de reparação tecidual em cerca de cinco a sete dias, enquanto a úlcera do carcinoma evolui em extensão e profundidade, provocando o endurecimento da base da lesão, de onde se conclui que é importante conhecer muito bem as características de cada uma.

Alguns pacientes correlacionaram o aparecimento das ulceras aftosas com a ingestão de alimentos.Estudos identificaram que a associação da pré disposição ou susceptibilidade dos pacientes com alguns alimentos contendo glúten, ácidos  benzoicos / sórbicos e corantes, podem ser responsáveis para o surgimento da Estomatite Aftosa Recorrente.

Ao se analisar as várias teorias propostas para etiopatogenia da Estomatite Aftosa Recorrente, destacamos aqui algumas mais convincentes:

● hereditariedade: predisposição genética;
● fatores hormonais: foi observado em mulheres que desenvolvem aftas em determinadas fases de mudanças hormonais
● deficiências nutricionais: a deficiência de ingestão de vitamina B12 e ácido fólico poderiam estar associadas;
● fatores psico-somáticos: observa-se em pacientes  que a desenvolvem  com graus varáveis de intensidade, enquanto permanecer a causa do distúrbio emocional;
● agentes  microbiológicos: outra possibilidade é a relação da Estomatite Aftosa Recorrente  com os outros tipos de agentes, o vírus do herpes simples que pode estar presente no epitélio bucal não desenvolvendo infecção evidente, assim como da varicela zoster, ou ainda o citomegalovírus,especialmente em portadores do HIV;
● fatores traumáticos: o traumatismo mecânico de baixa intensidade pode estar associado ao desenvolvimento da estomatite aftosa recorrente, causado pelo rompimento do epitélio;
● fatores imunológicos: Em pacientes imunologicamente deprimidos, ora favorecidos por período pós-operatório prolongado, desgastante e complicado por distúrbios decorrentes, ou em convalescença de doenças crônicas, com muita freqüência, observa-se o desenvolvimento de áreas ulceradas compatíveis com Estomatite Aftosa Recorrente.

A Estomatite Aftosa Recorrente apresenta-se sempre sob a forma de úlcera acompanhada de dor, ardor,prurido, ligeiro edema, hipertermia local, sensação de aspereza e eritema, por exposição dos tecidos que se desenvolvem na mucosa bucal e que mostra tendência a recorrência.

Normalmente, não é necessário tratamento para a Estomatite  aftosa recorrente. Podem ser indicados protetores tópicos como o Omcilon A Orobase, embora na maioria dos casos, a afta desaparece sozinha.

Quando a dor ficar insuportável, pomadas com anestésico podem ser indicadas por seu dentista, Aftliv, Hexomedine, Bismu Jet e Amidalin, por exemplo.

Bochechar com enxugantes orais ou aplicar localmente um gel antisséptico, como clorexidina ou triclosan, por exemplo, ajuda a prevenir o desenvolvimento de infecções na região.

Em casos mais graves, em que a afta seja muito grande e permaneça durante muito tempo, pode ser necessário recorrer ao uso de corticoides tópicos, como triancinolona, clobetasol ou fluocinolona, por exemplo, mas só se recomendado pelo dentista / médico. Exemplos de remédios com corticoides na composição são o Omcilon ou o Mud oral.

Outro tratamento que pode ser realizado é a laserterapia. O  laser  de baixa intensidade utilizado por mim, Dr. Cristiano Trindade, é realizado em pacientes com Estomatite Aftosa Recorrente . Se você tem afta na boca, posso ajudar a reduzir esse desconforto, com um tratamento eficiente e indolor. O laser terapêutico pode ser usado para aliviar a dor e minimizar o tempo de cicatrização.

CONSULTE O PROFISSIONAL, ANTES DE UTILIZAR QUALQUER MEDICAÇÃO

Por, Cristiano Trindade

Comentários

Postagens mais visitadas